sábado, 20 de março de 2010

Amazam O Poeta Do HumoRimado



O homenageado de hoje, graças a Deus, vai na contra mão do que cansamos de dizer aqui, a falta de valorização e reconhecimento. O poeta Amazan é reconhecido e é valorizado pelo trabalho que faz. Dentre outros dons Amazan é forrozeiro e poeta em uma categoria da cultura popular que ele denomina humor rimado, com estórias populares deliciosas.

Segundo o site oficial http://www.amazan.com.br ...

“Amazan nasceu em Campina Grande, no dia 05 de Outubro de 1963 e foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, onde desde criança já apreciava a poesia e a boa música nordestina, começando a tocar com uma velha sanfona emprestada de seu primo Hamilton. O que parecia brincadeira de criança se tornou parte mais importante da vida profissional de Amazan e o cantor já percorreu todo o Brasil cantando o ritmo mais nordestino de todos: o forró.
Em Jardim do Seridó viveu até os 19 anos, quando voltou para Campina Grande. Na Rainha da Borborema, por volta de 1984, conheceu o grupo de cultura nativa Tropeiros da Borborema, e a convite de Gerson Brito, seu Diretor, passou a ser "tocadô oficiá dos tropêro". Como membro dos Tropeiros, Amazan teve oportunidade de mostrar a sua arte para vários estados brasileiros e até para a Europa, sendo o grupo uma vitrine para o seu trabalho e para uma mudança profunda na sua visão do mundo. O seu fascínio pela música determinou definitivamente os caminhos pelos quais iria percorrer, e junto com dois outros integrantes formou "Os Três do Forró" e gravou o seu primeiro compacto. Algum tempo depois este grupo se desfez e um novo trio foi criado, o "Festejo Nordestino", e mais um compacto gravado. Era o início de uma definição profissional.
Em 1989, em carreira solo, Amazan grava o primeiro LP, "Naturalmente" e começa assim uma carreira de sucesso crescente. A poesia chegou primeiro na vida de Amazan. “Palavra de Nordestino” e “Nordeste em Carne e Osso” foram as suas primeiras empreitadas no mundo literário – mas já aos doze anos escrevia versos de cordel. Este ano ele lançou o seu terceiro livro, HumoRimado.
As suas composições atestam a sua maturidade e a autenticidade de quem cresceu em contato com a típica condição nordestina, ouvindo cantigas que carregavam em suas letras a realidade do sertão e o retrato genuíno da saga de pessoas que conhecia e eram personagens dessas histórias.
Amazan é amante do forró, enriquecido pelas raízes culturais que lhe deram suporte para buscar estabilidade e autenticidade, mas também pela responsabilidade de levar ao seu público uma cultura enraizada nos pilares nordestinos, com amor e respeito ao gênero musical sem recorrer a apelos agressivos. E nesse caminho, canta e conta as paixões, o pensamento e a cultura de um povo, sendo a música e a poesia um veículo mágico para transformar dificuldades e tristezas, e exaltar a alegria do canto e da dança.”


Dos muitos causos popular engraçados, apresentamos dois aqui pra você se deliciar...



HOMEM DE SORTE -
AMAZAN


Sou um sujeito de sorte,
não sei por que sou assim,
não existe homem de sorte
pra ter sorte igual a mim.

No ano que eu nasci
no Nordeste não choveu,
o meu pai olhou pra eu
disse: - Esse tá lascado.
Num tinha leite de gado,
nem de cabra, nem de lata.
De tanto comer batata
fiquei com bucho quebrado.

Eu tava desempregado
fiquei logo aperriado,
peguei plantei um roçado
na terra dum tio meu
nesse ano num choveu,
lavoura não prosperou
e algum pé que escapou
o gafanhoto comeu.

Uma vez lá num forró
fui apartar uma briga
o diabo duma intriga
que eu não sei da onde vei
quando eu saltei no mei
foi peia pra todo lado,
inda hoje ando empenado das pancadas que levei.

Inventei de cortar cana
no estado de Goiás,
Tava achando bom demais,
mas entrei numa sueca,
deu-me uma febre da breca,
fiquei verde que nem lodo
caiu meu cabelo todo,
inda hoje eu sou careca.

Inventei de comprar roupa
pra vender à prestação
comprei mais de seis milhão
calça, camisa e cortina
vendi tudinho em Campina,
mas, porém, tudo fiado,
num recebi um cruzado,
fiquei de cara pra cima.

Deixei de fumar somente
pra mode economizar
uns tostões pude ajuntar,
comprei um touro de raça,
mas, porém, uma desgraça
aconteceu no cercado
meu touro morreu queimado,
perdi tudo na fumaça.

Comprei um carro fiado
a um tal de Cabecinha,
mas um certo dia eu vinha
carregado de batata,
fui livrar uma barata,
o carro velho virou,
na virada se acabou
num prestou nem pra sucata.

É por isso que eu digo.
Quem quiser que ache ruim.
Sou um sujeito de sorte,
não sei por que sou assim,
não existe homem de sorte
pra ter sorte igual a mim.


A BODEGA DO MATUTO
Amzan



Em alta voz e bom tom
a minha mãe já dizia:
- Se conselho fosse bom
não se dava, se vendia.
E eu que sempre lhe segui
confesso que me iludi
por arte não sei de quê
no dia que João Vermêi
me disse: _Eu tenho um concêi
pra mode dá a você.

Você vive feito um burro
trabalhando no pesado
todo dia dano duro
sem nunca ter resultado;
O concêi qu'eu vou lhe dá
se você me escutá
tá garantido o sucesso.
Venda tudo quanto tem
junte o último vintém
bote tudo num comérço.

Apôis num é qu'eu caí
na conversa do safado!
Tudo qu'eu tinha vendi:
12 cabeça de gado
meu cavalo corredor
enxada, cultivador
a espingarda, o borná
pato, galinha, guiné só num vendi a muié
porque ninguém quis comprá.

Peguei o dinheiro todo
emburaquei pra cidade;
No armazém de Haroldo
comprei troço em quantidade.
Paguei, num pedi favô
uns trocado que sobrô
dei de irmola a uma cega
voltei todo chêi de asa
e botei na minha casa
o diabo duma budega.

Os primeiro quinze dias
foram até bem controlado
fui pegano freguesia
aqui, ali um fiado;
Quando um dia João Vermêi
vei me dá outro concêi
mode eu comprá um peru
pra mode fazer um bingo
dizeno assim: -No domingo
você triplica o tutu.

Mais uma vez eu entrei
na conversa do safado
a ele mesmo comprei
um peru gordo, cevado.
E na manhã do domingo
começaro o tal do bingo
sem ninguém saber marcá
me acreditem vocês
doze caba duma
vez batero tudim iguá.

Frechô mais ó meno uns dez
mode pegá o peru
o bicho meteu dos pés
fazendo gulu-gugu.
Maria, minha muié
tava fazeno um café
de cóca, numa panela
quando o peru avistô
fez frechêro e se socô
debaixo da saia dela.

Nisso os caba foi chegano
tudo de cacete armado
e o peru se socano
Maria gritô cuidado!
Era Maria gemeno
e o cacete comeno;
No meio do vaivém
eu peguei um tamborete
entrei no mei dos cacete
quase me lasco também.

Me dero uma tabacada
Por cima do pé d'ouvido.
Levei mais outra paulada
caí no chão estendido;

Nisso chegô um negão
com um cacete na mão
prantô no meu fevereiro
pegou no meu espinhaço
só num quebrô meu cabaço
porque eu pulei ligeiro.

A minha fia, Zefinha
na hora da confusão
tava cuma canarinha
brincano, lá na oitão;
Acunharo ela na vara
a pobre limpano a cara
correu num choro danado
chegô com uma gaiola
e o passarim de fora
todo desparafusado.

Depois da briga acabada
todo mundo ensanguentado
o peru não valia nada
tava todo esfarelado;
E eu de cabeça inchada
por causa das cacetada
que os caba dero em mim.
Hoje se alguém vier dá
conselho mode eu tomá
eu vou digo: olhe o dedim!


"E VIVA A ARTE DO MEU POVO!"

8 comentários:

  1. sou fã de amazan a muito tempo e conto versos pra amigos que gostam e por mais que conto sempre querem ouvir de novo.

    ResponderExcluir
  2. Que poesia gostosa, essa de Amazan! Fazia tempo que eu naõ dava boas risadas!

    ResponderExcluir
  3. FRANK GOSTO MUITO DESSE CARA
    CURTO DEMAIS SUAS MUSICAS E POEMAS

    ResponderExcluir
  4. sou fã desse grande poeta Amazan
    e quero comprar seu livro umorimado
    como faço pra comprar ?
    sou da paraiba e moro em góias
    meu telefone é 041 62 81934491 email araujofilho_19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. AAMAZAN: POETA DE PRIMEIRA,TENHO VÁRIAS POESIAS SUAS,SOU SEU FÃ DE CARTEIRINHA,GOSTARIA DE TER TODOS OS SEUS VERSOS ENGRAÇADOS,ESSAS COISAS SIMPLES DO SERTÃO.OUTROS POETAS: CHICO PEDROSA,ZÉ LAURENTINO,LUIZ CAMPOS,SEBASTIÃO MARINHO,JESSIê quirino,DIDEUS SALES E OUTROS.

    ERALDO C. NOBRE.@.HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. amazan sou seu fâ numero 1 :ai aqui em capela do alto alegre BA tem um projeto que o nome é nossa terra nossa cultura em todas turnê eu conto uma poesia sua :ai tou querendo gravar um cd com suas poesias e com umas que eu enventei mas tenho medo de vc se chatear :mim adc ai no orkut e no meu msn por favor tah beijos continue assim;orkut.adriano007123@hotmail.com:msn.chochoapaxonado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. amazan eu sou waldir filho de venâncio preto de jardim do seridó, você deve lembrar desse caboclo que é paraibano é jardinense de coração, sera que nossa família não tem algo em comum?um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde criança que ouço nas rádios a voz do autêntico e sublime poeta Amazan, o qual tenho muito respeito e admiração por sua pessoa, voz, talento e cadência entre suas poesias e acompanhamento da sanfona que tanto faço questão de ouvir posso tá fazendo o que for paro pra ser feliz nem que seja por 1 minuto, pois, esse poeta é um exemplo de nordestinidade e cultura planetária! Parabéns Amazan! seu admirador, Sérgio Paulo Carvalho Marques, guia turistico -Lençóis, Chapada Diamantina Bahia Brasil. gostaria que enviasse pra mim o endereço onde posso adquirir a POESIA DO OUTRO LADO DE LÁ NA SUA VOZ, POIS ATÉ AGORA SÓ ENCONTREI NA DE CORDEL DO FOGO ENCANTADO MAS NÃO GOSTEI MUITO!... NADA PESSOAL O SENHOR SABE DAR MAIS VIDA AOS PERSONAGENS E ECENCIA AOS ACONTECIMENTOS, OBRIGADO!

      Excluir