quarta-feira, 31 de março de 2010

Nilson Chaves O Cantador Do Sabor Açaí



Esse nosso homenageado de hoje é desses tesouros que todo brasileiro devaria ter a obrigação de conhecer. Mas graças a ditadura dessa cultura comercial em que vivemos, a grande maioria tem a infelicidade de não o conhecer.

É um talento que nos trás orgulho de ser brasileiro. Um Cantador que canta sua terra de forma genial. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer Nilson Chaves, não perca mais tempo.

O cantador Nilson Chaves é o homenageadod e hoje. Lá no WIKIPÉDIA você vai encontrar as seguintes palavras sobre ele...

“Carlos Nilson Batista Chaves (Belém do Pará, 8 de novembro de 1951) é um cantor e compositor brasileiro.
Eternizou-se em sua terra natal pela canção "Sabor Açaí". Sendo um dos cantores paraenses mais conceituados no mercado internacional, confessa seu orgulho de ser um artista genuinamente amazônico. Tem dois CDs lançados na Europa, já se apresentou em uma série de shows pela Alemanha e França. Já sofreu indicação ao Grammy Latino, o Oscar da Música Latino-americana. Foi um dos grandes destaques do Fercapo (Festival Regional da Canção Popular) promovido em Cascavel (Paraná) pelo Tuiuti Esporte Clube, entre 1984 e 1986.
Nilson Chaves tem parceiros por todo Brasil, dentre eles o compositor maranhense Jamil Damous, e construiu muitas amizades ao longo de 50 anos de existência que se traduzem em algo importante em sua vida. Foi por saudades dos amigos que ele começou a cantar o Pará, à época em que morava no Rio de Janeiro. Daí a marca de suas músicas influenciada pelas misturas de rítmos paraenses e por colegas, também paraenses, nacionalmente conhecidos.
Foi Sebastião Tapajós, paraense conhecido internacionalmente, principalmente na Alemanha,quem lhe ensinou a aprimorar as técnicas de violão. Lenine, Chico César e Flávio Venturini o influenciaram também contribuindo para a sua formação musical.
A relação com a música começou cedo, quando seu pai era proprietário de uma aparelhagem de som que, além de embalar os bailes, servia para a divulgação de propagandas de trabalhos vindos diretos das gravadoras. Foi assim, acompanhando o pai, que Nilson descobriu João Gilberto, Nara Leão, Maysa, Dolores Duran, pessoas que influenciaram em sua arte.”


E vale a pena também você ir até o site oficial do Nilson para conhecer um pouco mais sobre esse bom brasileiro www.nilsonchaves.com.br/ , lá tem muita coisa legal





Conheça agora duas das composições do nosso homenageado e o seu estilo de compor seu tema preferido.


Sabor Açaí
(nilson Chaves E João Gomes)


E pra que tu foi plantado
E pra que tu foi plantada
Pra invadir a nossa mesa
E abastar a nossa casa
Teu destino foi traçado
Pelas mãos da mãe do mato
Mãos prendadas de uma deusa
Mãos de toque abençoado
És a planta que alimenta
A paixão do nosso povo
Macho fêmea das touceiras
Onde Oxossi faz seu posto
A mais magra das palmeiras
Mas mulher do sangue grosso
E homem do sangue vasto
Tu te entrega até o caroço
E a tua fruta vai rolando
Para os nossos alguidares
E se entrega ao sacrifício
Fruta santa fruta mártir
Tens o dom de seres muito
Onde muitos não têm nada
Uns te chamam de açaizeiro
Outros te chamam jussara
Pões tapioca põe farinha d'água
Põe açúcar não põe nada ou me bebe como um suco
Que eu sou muito mais que um fruto
Sou sabor marajoara
Sou sabor marajoara
Sou sabor...

Destino Marajoara
(Nilson Chaves)


Quando me dei conta
Eu cantava Amazônia
Era um rio de beleza
Navegando em minha voz
O céu do Marajó
O canto do curió
Baía do Sol, quando dei por mim
Um curumim vibrava aqui
O coração de cantador, sorrir, aqui, assim
Destino Marajoara...
Destino Marajoara...

Destino...
Sina, sina, sina
Ajuruteua, Salinas
Tudo que aprendo me ensina
O prazer de te cantar
Sina, sina, sina
Luar de Mosqueteiro fascina
A marujada me anima
Adoro o teu siriá

Quando fiz as malas
Pra correr o mundo
Mergulhei meus olhos
No fogo do teu calor
O límpido igarapé
O Círio de Nazaré
Alter do Chão, não fique distante
Não te esqueci nenhum segundo
Teu amuleto está no mundo
Em mim, aqui, assim

Destino Marajoara
Destino Marajoara
Destino...




Além de compositor, Nilson Chaves, é interprete dos melhores cantando músicas do seu tema preferido, como...

Amazônia
Compositor(es): Desconhecidos


Se eu tenho a cara do saci,o sabor do tucumã
Tenho as asas do curió,e namoro cunhatã
Tenho o cheiro do patchouli e o gosto do taperebá
Eu sou açaí e cobra grande

O curupira sim saiu de mim, saiu de mim, saiu de mim...

Sei cantar o "tá" do carimbó, do siriá e do lundú
O caboclo lá de Cametá e o índio do Xingu
Tenho a força do muiraquitã

Sou pipira das manhãs
Sou o boto, igarapé
Sou rio Negro e Tocantins

Samaúma da floresta, peixe-boi e jabuti
Mururé filho da sela
A boiúna está em mim

Sou curumim, sou Guajará ou Valdemar, o Marajó, cunhã...
A pororoca sim nasceu em mim,nasceu em mim, nasceu em mim...

Se eu tenho a cara do Pará, o calor do tarubá
Um uirapuru que sonha
Sou muito mais...
Eu sou, Amazônia!


" E VIVA A ARTE DO MEU POVO!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário