quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ceumar - Uma Estrela Brasileira Das Minas Gerais



Outro dia, assistindo a TV Senado, me deparei com um dos raros momentos de coisa boa na TV Brasileira.Uma cantora/compositora que ainda não tinha tido o prazer de conhecer.Na hora me apaixonei pela voz doce, pela jeito bem brasileiro de interpretar, pelas músicas inteligentes e bem nossas.Na mesma noite comecei a pesquisar essa artista maravilhosa.



E é ela a homenageada de hoje do nosso “A Arte Do Meu Povo”, a boa mineirinha Ceumar. Se você não teve ainda a oportunidade de conhecer o trabalho desta artista genuinamente brasileira, não perca mais tempo acesse agora mesmo o site http://www.ceumar.com.br/dindinha/index.htm lá você vai encontrar informações sobre a Ceumar, vai ter o previlégio de ouvir algumas das suas belas canções, ver fotos e muito mais. Foi lá que encontrei essa autobiografia da nossa homenageada de hoje.

“ Eu nasci na serra da Mantiqueira, em Itanhandu, pequena cidade cheia de bonitezas no sul de Minas.www.itanhandu.com.br
Música sempre fez parte da casa. Meu pai, Clélio, era cantor na juventude, fazia pequenos shows com o "Trinhandu". Era chamado "A voz de veludo"! Foi um pioneiro: teve o primeiro violão elétrico da região! Minha mãe, Wilmar, sempre afinada nas últimas do rádio, cantava pela casa enquanto cuidava das três meninas: eu e minhas irmãs. Sou a caçula, Clélia, a mais velha e Cilene, a do meio. O instrumento da infância de todas foi o piano, e desde pequena estudamos teoria musical. Meu avô ( pai de minha mãe) era regente de orquestra, tocava tuba. Era impossível escapar da música!!! Só peguei no violão aos 16 anos. Queria participar de um festival e precisava de uma música. No violão foi mais fácil compor e eu acabei ganhando meu primeiro prêmio como melhor intérprete! Daí passei a tocar no colégio, nas festinhas, na praça... os amigos davam a maior força!
Com 18 fui fazer cursinho em BH e entrei numa escola incrível - Fundação de Educação Artística - onde a música começou a ter outra dimensão.Lá estudei violão clássico e canto. Cheguei a cursar um ano e meio de Disign Gráfico mas já cantava na noite, e não deu pra conciliar. Desde então minha profissão é cantar. Quanto tempo!!!
Fui fazendo outras coisas paralelas: jingles, backing-vocal para amigos, pequenos shows, eventos, casamentos!!! Passei um tempo em Itajubá, cidade próxima à minha e cheia de atividades culturais. Cantava e também fazia aulas de dança, teatro e inglês. Foi lá o primeiro show que fiz ( roteiro, figurino, arranjos...) chamado " 30 músicas que você não ouve no rádio". Estive em Salvador por 8 meses, cantei no carnaval de 94 e adorei o contato com o ritmo da Bahia!
Cheguei em Sampa em junho de 95 pra inaugurar um bar na Alameda Tietê com uma banda. Já tinha na agenda o telefone de Zeca e Chico , pois desde os tempos de Beagá conhecia o som deles (cantei Mama África num festival e tirei 4º lugar!!!) através de uma amiga que sempre divulgava os novos por lá, a Rossana Decelso. No primeiro encontro com Zeca já pesquei algumas músicas dele. Comecei a cantar alguma coisa em shows e a gente sempre trocava idéias depois. Até surgir a idéia de fazer o primeiro disco. Junto com Tata Fernandes começamos a pensar em repertório e formamos um trio bem animado!!! Era dezembro de 97. Daí foram se juntando vários amigos, grandes músicos e o Dindinha saiu, em janeiro de 2000.”




Aqui algumas das letras das músicas de Ceumar :



PLANETA CORAÇÃO
Compositor(es): Ceumar


Cada vez que eu desanimo
Eu envelheço um pouco
Às vezes tenho dez anos e viajo feito louco
Planetas, cometas, satélites
Nada me segura
Tenho o mundo a meus pés
E nas mãos só ternura


Quem viaja comigo nessa cápsula, embarcação
Vamos seguir tranqüilos
Vamos conhecer o Japão


Tua presença é combustível
Pro foguete coração
Que me anima na hora certa
Pra cantar feito criança esta canção







NARIZ DO PALHAÇO
Compositor(es): Ceumar / Tata Fernandes


O sangue é da cor do nariz do palhaço
E o show já começou
E é bom correr pro abraço
Depois de marcar o gol

Onde se escondem os passos da imaginação
Se for pra fazer um laço
Use as próprias mãos
Se o sonho alcançar cansaço

Não o deite na movediça
Cama macia da ilusão
Se não for pra ter poesia
De que vale a inspiração
Se não for pra ter poesia
De que vale a inspiração




MARACATUBARÃO
Compositor(es): Ceumar


Na praia do Pina ouvindo um maracatu
Na praia do Pina ouvindo um maracatu
Maracatubarão

Um dia em Recife
Sol a pino na praia do Pina
Fomos nadar
O mar estava um ouro
Mais parecia um tesouro
Ali só pra gente se esbaldar

Ninguém sabia era que a alegria
Desse nosso mergulho
Não tardava por esperar

Ali submerso o senhor dos mares
Por todos os lugares
A nos espreitar

Ai, ai, ai, ai
Que confusão
O mar não está pra peixe aqui não
Ai, ai, ai, ai
Que situação
O mar aqui tá mais pra tubarão




"E VIVA A ARTE DO MEU POVO!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário