domingo, 4 de abril de 2010

A Caminhada Do Nosso Folclore !



Como se falou anteriormente, falarei aqui sobre alguns projetos do CUCA para valorizar a Cultura Popular na região de Feira de Santana.
Para começar vou falar da Caminhada do Folclore que é a reunião de várias manifestações da cultura popular nordestina. Iniciou no ano 2000 e a cada ano aumenta em participação, tanto de, Grupos Folclóricos como de espectadores.




Pesquisando sobre o tema encontrei informação no http://blogs.abril.com.br/lenidavid/2009/08/caminhada-folclore-em-feira-santana.html que diz o seguinte:

“Resgate e preservação da tradição popular, como forma de valorizar a cultura, expressão maior de um povo. Este é o objetivo da Caminhada do Folclore, uma promoção da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). “







Já no portal http://www.uefs.br encontrei a opinião da atual diretora CUCA professora Selma Oliveira..

“ “A proposta é realizar um desfile de grupos folclóricos que vão mostrar diferentes aspectos dos traços culturais de Feira de Santana e de outros municípios da Bahia”, afirma Selma Oliveira, diretora do Cuca. [...]

[...] Selma Oliveira, diretora do Cuca, avalia o crescimento do evento, que, a cada ano, incorpora novos grupos, aumentando o número de participantes. “Não por acaso, a Caminhada do Folclore está inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, conclui a diretora. ”






Na mesma fonte está a definição do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana:

“Para o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, a Caminhada representa a oportunidade de mostrar o que temos de mais rico em termos de cultura popular, proporcionando visibilidade aos grupos.”


Aqui uma das belíssimas apresentações folcloricas, captada pela lente do fotógrafo Aldo Lima!




Ainda o portal UEFS trás essas informações:


“Autêntica expressão de um povo que se quer singular, transmitida de geração para geração, a cultura popular nordestina é considerada uma das mais ricas, com suas tradições, festas, lendas e mitos.
A presença dos Caretas, fanfarras, baianas, bumba-meu-boi, samba de roda, maculelê, reisado, capoeira e muitas outras manifestações da cultura popular nordestina, emprestam um colorido especial à avenida Getúlio Vargas. Esses variados aspectos das manifestações culturais foram apresentados em desfile durante a Caminhada.”




Se você se interessar sobre esse assunto aconselho entrar no Portal UEFS.


"E VIVA A ARTE DO MEU POVO!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário