quarta-feira, 14 de julho de 2010

Yassir Chediak , Da Nova Geração de Cantadores



É bom saber que tem uma geração nova de qualidade, que defende a nossa cultura popular. E essa turma tem que ser reverenciada, apoiada, incentivada, divulgada e tudo mais que possamos fazer para o sucesso deles. Por isso, o homenageado de hoje do “A Arte Do Meu Povo” é um dos representantes dessa turma, Yassir Chediak, talentoso e amante da nossa brasilidade brasileira.



Para conhecer mais sobre Yassir fui até o site oficial dele http://www.yassir.com.br/site/outras.php?go=blog, lá encontrei o seguinte:



"Como cantor, Yassir Chediak participou, por duas semanas consecutivas no programa Jovens Tardes, na TV Globo. Sua música envolvente e sua figura marcante provocaram aplausos e admiração do público.
Seu CD “Estradas”, despertou a atenção dos especialistas e a música título, parceria sua com Marcos Paiva, foi escolhida para fazer parte da série Carga Pesada e incluída no CD do mesmo nome, da Som Livre. Yassír também é compositor da trilha da série para o ano de 2006 em parceria com Guilherme Dias Gomes. No mesmo CD, Yassír toca “A Malícia da Beleza”, parceria com Jorge Mautner e Nelson Jacobina.
Quase simultaneamente com o lançamento do CD é convidado pelas Irmãs Galvão e participa do Show Encontro de Gerações no Teatro São Pedro, em São Paulo.
Participa diversas vezes do programa Viola Minha Viola, de Inezita Barroso, na TV Cultura.
Na TVE é entrevistado por Leda Nagle no SEM CENSURA.
Atuou como ator, violeiro e consultor musical no longa metragem “Tapete Vermelho, de Luiz Alberto Pereira, contracenando com Matheus Nachtergaele.
Sérgio Reis o entrevista em seu programa na Rádio Nativa, que é transmitido por diversas emissoras e prestigia suas músicas.
A EPTV (Rede Globo - Minas e São Paulo) faz entrevista com Yassír, em seu programa Terra da Gente, apresentado em São Paulo e Minas
Gerais, onde ele toca várias músicas de seus Shows, com repertório de Almir Sater, Renato Teixeira e dele próprio.




YASSÍR CHEDIAK participa de movimentos musicais, faz música para filmes, peças de teatros e escreve para a Revista Viola Caipira, para a qual entrevistou Zé Ramalho, Rosa Nepomuceno, e etc.. Mantém, também, o Site www.violacaipira.com.br , que já é uma referência virtual para os aficionados pela música de viola. Também é editor do portal www.brasilpandeiro.com.br , dedicado à MPB e um dos mais visitados neste segmento.
Sob seu comando, na RÁDIO VIVA RIO, 1180 AM, o PROGRAMA BRASIL REGIONAL, diariamente das 08h00min às 10h00min, apresentando somente musicas raiz e entrevistando personalidades como Rolando Boldrin, Pena Branca, Renato Andrade, foi líder de audiência.
Entrevistado por Luciana Ávila na Globo News o programa tem repercussão nacional e é comentado em diversos órgãos da imprensa.
Participa do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na Rede Globo, cantando e tocando músicas de sua autoria.
Realiza na UFF (Universidade Federal Fluminense) o projeto interculturalidades, apresentando palestras, oficinas e shows.
Seu show na FESTA DO CARRETEIRO, em Aparecida do Norte atrai multidão e é aplaudido com entusiasmo.
Seus espetáculos atraem grande público. Com sua voz, sua viola e sua figura, Yassír Chediak é um nome crescendo dia a dia no cenário musical de nosso País.




2007 – A TV Globo convida e Yassir Chediak participa, como ator, cantor e violeiro, do seriado CARGA PESADA. Este convite foi o resultado da aceitação de sua participação, como músico, da série em anos anteriores.
Seu nome, dia a dia, vem alcançando projeção no cenário musical brasileiro, como podemos ver pelo release abaixo:






O GLOBO: “Yassír Chediak tem o mérito de transpor a viola caipira do seu universo original e levá-la a caminhos sonoros diferentes. Mas a essência regional está viva em registros como os de “Ave Maria dos Namorados”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, e “Malícia da Beleza”, parceria com Jorge Mautner e Nelson Jacobina.” (João Pimentel)




O PASQUIM: “Definido pelo Jackson Antunes como “o violeiro surfista de botina gomeira”, o jovem Yassír Chediak abraça a viola caipira como se convivesse com ela há cinquenta anos: com carinho, respeito e muita criatividade. Em seu último CD Estradas (independente), o músico reafirma seu amor pelo instrumento e revela-se um melodista de movimentos elaborados e inspiradíssimos..." (Luís Pimentel).



2009 - O músico comemora seu trabalho como ator na novela global PARAISO, de Benedito Ruy Barbosa, onde interpretou o peão/violeiro Juvenal.

2009 – Graças à afinidade musical e à amizade surgidas nos bastidores das rodas de viola de “Paraíso” - novela em que interpretaram os peões-violeiros Tiago e Juvenal - os músicos e atores Rodrigo Sater e Yassír Chediak resolveram reproduzir a parceria também na vida real. O CD”Tiago e Juvenal – Os Violeiros de Paraíso“, lançado pela gravadora Som Livre, marca o surgimento da dupla. A união reúne um dos principais violeiros do país, Yassír, e o talento e experiência de Rodrigo, que foi arranjador e violonista de Almir Sater, seu irmão. Acesse: www.tiagoejuvenal.com.br "



2010 - lançamento do CD "A Viola e o Mar"

Infelismente não encontramos nada de autoria do Yassir, na nossa pesquisa na Internet, que pudesse ser divulgado aqui. Mas aconselho a você que quer conhecer mais desse grande artísta popular, que vá até o http://www.yassir.com.br/site/outras.php?go=blog, lá vai encontrar tudo sobre ele, e poderá até ter o prazer de ouvir alguams de suas belas interpretações.



"E VIVA A ARTE DO MEU POVO!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário