terça-feira, 1 de março de 2011

Elpídio Dos Santos - O Nosso Grande Maestro/Poeta/Compositor


Amigas e Amigos, tem um tempinho que não posto nada no nosso “A Arte Do Meu Povo” a razão é a já relatada neste espaço. Porém, acredito que agora serei mais constante por aqui e para retornar e retornar bem quero homenagear hoje o GRANDE Elpídio dos Santos, mais um imenso brasileiro que o nosso povo deveria conhecer muito mais.



Elpídio foi maestro e compositor, tem obras belíssimas que fazem parte da história da nossa MPB. Mas como acontece com a maioria dos grandes nomes da nossa cultura, muito, muito pouca gente o conhece ou conhece a sua história.



Por isso é que o "A Arte Do Meu Povo" existe, para mostrar aos brasileiros que existem e existiram grandes nomes que merecem todo nosso respeito e nossa admiração.Brasileiros e brasileiras que são para nós motivo de orgulho.
Na pesquisa feita sobre Elpídio dos Santos , foram encontradas no site Wikipédia, as seguintes informações:


Elpídio dos Santos (nasceu em São Luís do Paraitinga,no dia 14 de Janeiro de 1909 — faleceu em São Luís do Paraitinga,no dia 3 de setembro de 1970) foi um maestro brasileiro.

Nascido no Vale do Paraíba, estudou música e aprendeu a tocar instrumentos de sopro na banda local, foi para São Paulo onde estudou no Conservatório Paulista de Canto Orfeônico. Escolheu o violão como instrumento que o acompanharia por toda a vida. Foi professor de música, autor de uma extensa obra com inúmeros sucessos gravados por artistas como Almir Sater e Sérgio Reis, Fafá de Belém, Vanuza, Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira entre outros. No cinema foi o compositor preferido de Amácio Mazzaropi, criando 25 trilhas para filmes do cineasta.   Suas músicas fizeram parte da trilha sonora das novelas: Cabocla (Rede Globo), Rei do Gado (Rede Globo), Pantanal (TV Manchete/SBT) e Meu Pé de Laranja Lima (Band). Embora seja conhecido como compositor de música caipira, sua obra conta com vários gêneros musicais como valsa, samba, choro, etc.

Em 1952 grava a primeira canção (A cruz de ferro) em parceria com os amigos e compositores Anacleto Rosa Junior e Patativa, contando a lenda da cruz de ferro em Ubatuba.
Logo depois, em 1955, a gravadora Toda América lança mais uma composição de Elpídio dos Santos: Despertar do Sertão, interpretada por Cascatinha e Inhana, uma conhecida dupla da música popular na época e que foi a primeira canção brasileira tocada na rádio BBC de Londres. Novamente sua música é tocada nas rádios, seu nome começa então a ser citado nos jornais da época e a partir dali uma série de composições são gravadas por vários interpretes diferentes, entre eles: Amilton, Cascatinha Inhana, Dircinha Costa, Du Brasil Moreno, Elza Laranjeira, Irmãs Galvão, José Tobias, Laurinha, Mary do Arte, Mazzaropi, Mires de Oliveira, Nei de Fraga, Pinheirinho, Titulares do Ritmo, e recentemente foi gravado por Renato Teixeira, Almir Sater, Fafá de Belém e Sérgio Reis, entre outros. Esses intérpretes tornaram conhecidas as músicas como: Você vai gostar; A mulher do canoeiro; Chegadinho chegadinho; Lua na roça; Bandinha doIinterior; Despertar do Sertão (primeira música brasileira tocada na rádio BBC de Londres); Milagre de São Benedito; Desce a noite; Não sei chorar; Cai sereno; Velho moinho; Namoro antigo; entre outras.



Elpídio era o compositor preferido de Amácio Mazzaropi, sempre convidado para criar as músicas específicas de cada filme e que seriam cantadas pelo próprio artista. A amizade surgiu quando Mazza veio para a região com um circo quadrado bem velho e chovia muito. Procuraram o Elpídio e disseram que este homem estava a perigo e não tinha dinheiro para pagar músicos. Então Elpídio foi ajudá-lo e disse-lhe que tocaria sem cobrar nada. Mazza nunca esqueceu e reconheceu o talento de Elpídio. Assim surgiu uma grande parceria e amizade que duraria até o fim da vida de Elpídio dos Santos.


Em 1970 Elpídio dos Santos morre. No ano subsequente, Amácio Mazzaropi retorna à casa de Cinira para fazer um apelo: que um de seus jovens filhos tentasse fazer a música para seu novo filme e não deixassem assim, cessar aquela parceria.


Passados alguns anos, Amácio Mazzaropi grava a música “Despertar do Sertão” e a parceria com o velho amigo continua mesmo após sua morte.



Ao todo foram vinte e cinco canções de Elpídio dos Santos gravadas por Amácio Mazzaropi.”



Aqui algumas das maravilhs compostas por Elpídio:



A Dor Da Saudade
Elpídio dos Santos



A dor da saudade
Quem é que não tem
Olhando o passado
Quem é que não sente
Saudade de alguém...
Da pequena casinha
Da luz do luar...
Do vento manhoso
Soprando do mar...
A dor da saudade...
E até das mentiras
Que fazem sonhar
De alguém que se foi
Pra não mais voltar...
A dor da saudade...
Vá embora saudade
Dá minha casinha
Que eu quero bem.



Casinha Branca
Elpídio dos Santos



Eu tenho andado tão sozinho ultimamente,
que nem vejo à minha frente,
nada que me dê prazer.
Sinto cada vez mais longe a felicidade,
vendo em minha mocidade
tanto sonho perecer.
Eu queria ter na vida simplesmente
um lugar de mato verde,
pra plantar e pra colher.
Ter uma casinha branca de varanda,
um quintal e uma janela
para ver o sol nascer.
Às vezes saio a caminhar pela cidade.
À procura de amizades,
vou seguindo a multidão.
Mas eu me retraio olhando em cada rosto,
cada um tem seu mistério,
seu sofrer, sua ilusão.




Lá no Pé da Serra
Elpídio dos Santos


Fiz uma casinha branca lá no pé da serra pra nóis dois morar
Fica perto da barranca do rio paraná
O lugar é uma beleza eu tenho certaza você vai gostar
Fiz um capela bem do lado da janela prá nós dois rezar
Quando for dia de festa você veste o seu vestido de algodão
Quebro o meu chapéu na testa para arrematar as prendas no leilão
Satisfeito vou levar você de braço dado atrás da procissão
Vou com meu terno riscado uma flôr do lado e meu chapéu na mão.





Ranchinho Brasileiro
Elpídio dos Santos


Numa noite de garoa
Numa rede de taboa
Balançando rente ao chão
Sob a luz do candeeiro
Um caboclo brasileiro
Canta a sua inspiração
Quando desabafa o peito
Sinto até bater sem jeito
O meu pobre coração
Porque a sua melodia
É o Brasil em sinfonia
Bem no meio do sertão
E quem ouve esse violeiro, ai, ai, ai
Tem vontade perguntar
Se um ranchinho brasileiro
Chega bem
Pra dois morar.


E VIVA A ARTE DO MEU POVO!!!!

3 comentários:

  1. Olá

    Estou pesquisando a data da música Casinha Branca, e encontrei no seu blog uma matéria sobre Elpídio dos Santos, que aprendi a admirar, desde que conheci S.Luiz do Paraitinga há 11 anos. Este sim, é um verdadeiro ícone da música caipira.

    Gostaria entretanto de salientar, que a música Casinha branca que consta no blog, é na verdade, Sozinho, composição de Peninha, de 1997, gravada inclusive por Caetano Veloso.

    A verdadeira letra de Casinha Branca, consta como Lá no Pé da Serra, no seu Blog.

    No mais, parabéns pela matéria.

    Matheus José Reis Filho

    ResponderExcluir
  2. Negativo!!!
    A música que consta no blog "Casinha Branca" é branca mesmo, só que é de autoria de Gilson e Joran, composta na década de 80. Fizeram confusão com a canção de nome: "Lá no pé da serra" de Eupídio dos Santos, muito conhecida na voz de Sérgio Reis
    Viva Eupídio e suas canções...

    ResponderExcluir